Google Website Translator Gadget

sábado, 22 de setembro de 2012

Selva Urbana

A trinta de junho fiz a última incursão pela minha Lisboa, antes de um interregno de mais de dois meses e meio preenchidos por parto, choros, fraldas e seu conteúdo e tudo aquilo que vem no pacote com um novo bebé. Queria ter-vos deixado este relato há mais tempo, mas as poucas horas que tenho dormido têm-me tirado a vontade e a inspiração para escrever (e ter tirado mais de seiscentas fotografias também não foi grande ajuda...). Mas esta foi uma boa noite, por isso cá estou eu, com a história da nossa visita ao jardim zoológico, onde já não ia há uns quatro anos. Aproveitámos o bom tempo e a temperatura amena que se fazia sentir então e passámos a manhã e o início da tarde naquele pequeno pedaço de selva plantado em Sete Rios.

Os meus sentimentos em relação ao jardim zoológico foram mistos durante muitos anos: não me fazia sentido ter animais selvagens aprisionados, nem sempre nas melhores condições, e o estado em que esteve o nosso zoo durante muitos anos motivava esse desconforto. No entanto, tinha boas recordações das visitas da infância, pelo que nunca consegui realmente extremar a minha posição em relação a este assunto. O que é certo é que, com o passar dos anos, foi-se tornando clara a importância dos zoos deste mundo na preservação de algumas espécies e, nalguns casos mesmo, na reintrodução nos seus habitats. Houve um grande esforço de requalificação do nosso jardim zoológico, ajudado pelo aumento do preço dos bilhetes e pelo esquema de apadrinhamento dos animais que foi posto em marcha. E os resultados estão à vista: hoje o zoo é um óptimo sítio para passar o dia, com ou sem miúdos.


No zoo conseguimos estar a poucos passos de animais como estes (com um vidro de permeio, obviamente)...


... caminhar ao lado de outros muito cheios de si...


... ou de famílias parecidas com as nossas...


... e assistir a algo tão espectacular como este rapaz, supostamente tímido, a alimentar-se sem qualquer ponta de vergonha ou recato.


Podemos igualmente sobrevoar todo o jardim no teleférico, mesmo que isso implique algumas vertigens...


... largamente compensadas pelas vistas...



... e apesar de alguns calafrios por passar por cima dos leões.


Segue-se uma das minhas zonas favoritas do zoo, o reptilário. Um gosto nada consensual, bem sei, mas sempre tive um fascínio enorme por répteis e há poucos sítios onde possam ser vistos tão de perto... apesar de muitas vezes estarem bem camuflados... 



... e até conseguimos ver um verdadeiro dragão...


Toda a envolvente do parque está muito arranjada e acolhedora, um óptimo sítio para descansar, sobretudo quando se está com uma barriga de mais de oito meses.


As girafas são sempre um favorito. Facilmente se percebe porquê, não me lembro de um animal com uma cara mais simpática...



Haja tempo e pernas e ainda há muitos animais para ver...


... alguns deles recém-chegados ao nosso mundo.


Quanto aos nossos parentes afastados... são às dezenas.



 

E agora, para além da aldeia dos macacos que marcou as visitas de infância de muitos de nós e que ainda conta com alguns habitantes...


... há o templo dos primatas, que representa um upgrade significativo...  



Para terminar a nossa visita, assistimos ao espectáculo da Baía dos Golfinhos, onde para além dos ditos cujos, há também as habilidades dos leões marinhos.


É realmente impressionante a confiança entre animais e tratadores...


Mesmo para quem como eu não gosta de espectáculos com animais, há que admitir que este vale a pena.





E assim chegou ao fim o nosso passeio e terminou um dia em cheio. Vale a pena aproveitar os últimos dias de bom tempo e ir ao zoo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...